O Evento
Neste ano a IV Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2007) acontecerá nos dias 26 a 28 de setembro de 2007, no Hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, na cidade do Guarujá (SP), junto com a II Conferência Internacional de Ciência da Computação Forense (ICoFCS 2007).

A ICoFCS é um evento científico especializado, criado com a finalidade de abordar, especificamente, as questões científicas da perícia criminal, tendo como principal meta incentivar a comunidade científica a direcionar as suas atividades de pesquisas para a Ciência da Computação Forense. Na oportunidade ocorrerá, ainda, a I Conferência Internacional de Treinamento e Exposição do Capítulo Brasília da HTCIA (IBTCE 2007).

Todo o conteúdo programado terá tradução gráfica nos idiomas português, inglês e espanhol, havendo, também, tradução simultânea das palestras, à disposição para todos os conferencistas. Os palestrantes poderão proferir suas palestras em qualquer um desses idiomas. Todos os trabalhos apresentados, na oportunidade, serão publicados nos Anais da Conferência. Na ocasião haverá atividades de relacionamento e entretenimento, com coquetéis e coffee breaks especiais.

 

Por que uma Conferência Internacional?

O número de crimes que envolve a tecnologia da informação, ao redor do mundo, tem crescido assustadoramente, e a previsão é de que esta tendência permaneça para 2007. Em um artigo recentemente publicado no jornal The Washington Post (22/12/06), Brian Krebs escreve que “Poucos especialistas de segurança acreditam que 2007 será mais favorável para os milhões de internautas e consumidores exaustos pelas fraudes, os quais ainda lutam para ficar à frente das ameaças de segurança e evitar fraudes cada vez mais inteligentes quando realizam operações bancárias, fazem compras ou simplesmente navegam na Internet”.

Em um ambiente global e virtual como o atual, onde a Internet não tem fronteiras e a legislação de crimes cibernéticos está ainda em fase de construção, assistimos ao crescente aumento de gangues organizadas cometendo crimes cibernéticos cada vez mais engenhosos e criativos.

A idéia de organizar uma Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos surge da necessidade de promover a cooperação internacional, buscando trocar experiências, idéias, técnicas periciais e de conhecimento em novos métodos e processos para combater estes crimes.

Com este objetivo o Serviço de Perícias de Informática da Polícia Federal idealizou a ICCyber 2007, procurando discutir, com outras agências policiais, universidades e centros de pesquisa, as questões de natureza técnica, científica e judicial relacionadas à complexidade crescente deste tipo de delito.

A primeira ICCyber aconteceu em Brasília em setembro de 2004, contando com mais de 600 participantes de 21 países. A segunda e a terceira conferências subseqüentes foram realizadas em dezembro de 2005 e novembro de 2006, respectivamente.

 

Objetivos da Conferência:

ICCyber se tornou um foro internacional de discussão onde polícias, profissionais de Informática forense e pesquisadores de todas as partes do mundo podem apresentar seus mais recentes resultados de pesquisa e investigação em todos os aspectos relacionados a Crime Cibernético e Informática Forense. Além de sessões técnicas com a apresentação de artigos, a conferência oferece, também, seminários, treinamentos, apresentações comerciais e exibições.

A IV Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber2007), objetiva apresentar e discutir novas técnicas, ferramentas, pesquisas e desenvolvimentos na perícia, combate e investigação aos crimes cibernéticos. O evento tem, ainda, as seguintes metas:

  • Promover a cooperação internacional e estratégica entre as polícias, universidades, centros de pesquisa e os praticantes de computação forense, visando a contínua troca de experiência e conhecimentos;
  • Promover a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas e ferramentas de computação forense;
  • Promover discussões, buscando aperfeiçoar as legislações relativas aos crimes cibernéticos, em âmbitos nacional e internacional;
  • Promover treinamentos em técnicas, métodos, processos e ferramentas relacionados à computação forense.

Estrutura do evento:
A ICCyber é uma Conferência Internacional única em Perícia de Informática, que reúne profissionais de tecnologia, computação forense, policiais e pesquisadores de todas as partes do mundo. A edição 2007 será composta de três eventos principais:
IV Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2007):

  • Conferência principal;
  • Palestrantes internacionais;
  • Sessões plenárias;
  • Discussões informais;
  • Oportunidades de networking;
  • Apresentação do melhor artigo (Best Paper Award).

II Conferência Internacional de Ciência da Computação Forense (ICoFCS 2007):

  • Apresentações de trabalhos científicos;
  • Poster sessions;
  • Apresentação do melhor artigo (Best Paper Award).

I Conferência Internacional de Treinamento e Exposição do Capítulo Brasília da HTCIA (IBTCE 2007):

  • Workshops;
  • Treinamentos práticos (hands on);
  • Exposição de produtos e soluções.

 

Público-Alvo

ICCyber significa uma incomparável compilação internacional de forças da lei (policiais, ministério público, judiciário), profissionais e pesquisadores de informática forense ao redor do mundo, com foco exclusivo em crimes cibernéticos. Agora, mais do que nunca, esta conferência anual é considerada como um testemunho da cooperação internacional na aplicação da tecnologia de informação no desenvolvimento de um espaço cibernético mais amigável e seguro.

A ICCyber 2007 é uma oportunidade única e especial para peritos de informática, policiais federais e estaduais, investigadores criminais, agentes de inteligência, promotores de Justiça, funcionários públicos envolvidos de alguma forma com a persecução penal, bancários, instituições financeiras e seguradoras, pesquisadores e educadores interessados em Informática Forense e Crimes Cibernéticos, profissionais da segurança da informação e de telecomunicações.
Imprimir esta página Topo da Página